sábado, 28 de maio de 2011

Em audiência pública, Milton Ferreira pede mais CAPS nas regiões mais pobres da cidade

O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) participou na última quarta-feira (27/5) de audiência pública da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher que debateu a prestação de contas (1º trimestre de 2011) da Secretaria Municipal de Saúde, representada na oportunidade pelo secretário-adjunto, José Maria da Costa Orlando.

Na apresentação, os vereadores constataram algumas irregularidades em hospitais, dois em situação alarmante: Pronto Socorro 21 de Junho, na Freguesia do Ó (zona norte). Essa unidade de saúde foi vistoriada pelo Dr. Milton Ferreira em cinco de maio e ficou constatado que os aparelhos de Raios-X, adquiridos com dinheiro público, estavam empacotados e guardados em uma sala. Segundo a direção do Hospital, “por falta de espaço”.

Problemas parecidos encontrados nos hospitais São Luiz Gonzaga - um aparelho de Raios-X e um tomográfico guardado em caixas - e no Hospital Vila Maria (um tomográfico na caixa), ambos na zona norte.

Em resposta a questão do vereador, Orlando disse que os hospitais precisam adaptar algumas salas para a instalação das máquinas, porém não informou a data do início dessas reformas.

Ao secretário, Milton Ferreira questionou o funcionamento dos CAPS (Centro de Atenção Psiquicossocial). O vereador afirmou que muitos jovens carentes que passam pelo seu consultório médico na periferia levam relatos de dependência química. “Secretário, é necessário construir mais CAPS nas regiões mais pobres da cidade, onde, infelizmente, o uso de drogas é alto, foge do controle da família e da nossa sociedade”, pediu o parlamentar.

Em resposta, Orlando informou que a Secretaria Municipal de Saúde deu início às atividades de dois CAPS: um na Capela do Socorro (zona sul) e outro na Brasilândia (zona norte).

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Comissão vai pedir ao Estado o fim da burocracia para idosos usarem banheiros de rodoviárias

O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) participou na manhã desta terça-feira (24/5) do debate acerca da matéria “Rodoviária obriga idoso a preencher ficha para usar banheiro” (Folha de S. Paulo, 18 de maio, Página C5) durante a reunião ordinária da Comissão do Idoso na Câmara Municipal de São Paulo.

Segundo relato do jornalista Raphael Marchiori, os idosos e deficientes físicos passam contrangimentos ao enfrentar filas, mostrar documentos e até preencher fichas para ter o direito de usar gratuitamente os banheiros das rodoviárias da cidade.

Três terminais da cidade – todos administrados pela empresa Socicam - foram visitados pela reportagem que encontrou procedimentos distintos para franquear a entrada de idosos e deficientes nos banheiros. Os demais usuários pagam R$ 1,50 - crianças de até seis anos entram de graça, mas não preenchem a ficha.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Milton Ferreira participa de congresso sobre mudanças climáticas

O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) participou na noite de quinta-feira (19/5) da abertura do Congresso Internacional “O Movimento Sindical e as Mudanças Climáticas realizadas no Centro de Convenções do Hotel Braston, em São Paulo. Na oportunidade, também foram empossados os novos diretores da Fentec - Federação Nacional dos Técnicos Industriais.
Além do vereador, participaram da abertura o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB).

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Projeto aprovado pela Comissão de Saúde obriga que casas atacadistas possuam veterinário

Com a presença do vereador Dr. Milton Ferreira (PPS), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher aprovaram nesta quarta-feira (18/5) Projeto de Lei 253/10, do vereador Jamil Murad (PCdoB), que obriga que as casas atacadistas de carnes, supermercados e hipermercados tenham um médico veterinário.

Para Milton Ferreira, a medida é importante para garantir a qualidade da carne e de peixes vendidos nos estabelecimentos comerciais. “É uma questão de saúde pública. Nossa função é zelar para que o consumidor final adquira um alimento sadio, saudável”, afirmou.

Na mesma reunião, o vice-presidente Gilberto Natalini (sem partido) confirmou que o processo para municipalizar o Hospital Sorocabana, na Lapa, está em andamento.

Gerida por uma entidade privada, a unidade de saúde foi fechada em setembro do ano passado por problemas financeiros. Em razão disso, segundo Natalini, a Lapa ficou sem leitos para pacientes que são do SUS (Sistema Único de Saúde). "Se o hospital passar para a gestão da Prefeitura, a expectativa é que até o fim do ano volte a funcionar ou, quem sabe, até antes, talvez no início do segundo semestre", afirmou ao sítio da Câmara Municipal.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Milton Ferreira participa do “Minuto de Ação de Graças” da Bela Vista

No último dia 12 de maio, o vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) participou do “Minuto de Ação de Graças” na Rua da Rocha, na Bela Vista, zona sul de São Paulo.

Na oportunidade, o parlamentar ouviu a reclamação e as principais necessidades de vários moradores da região. Alguns solicitaram ajuda para a instalação de um centro de referência de prática de esportes a céu aberto. “Não medirei esforços para conseguir equipamentos de ginástica para o local”, afirmou o vereador, que também comunicou a instalação de um escritório político na região para atender as demandas dos moradores.

Milton Ferreira foi recebido com muita alegria, em ritmo de festa, com direito a doces, bolos e refrigerantes ao lado de muitas crianças e idosos.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Noite de forte emoção marca o “Mães de Sucesso 2011”

Uma noite repleta de ternura e muita emoção. Esse foi o clima do “Mães de Sucesso 2011”, sessão solene na Câmara Municipal comandada pelo vereador Dr. Milton Ferreira (PPS). O evento, que contou com a presença de mais de 250 pessoas, foi realizado no Salão Nobre do legislativo paulistano nesta terça-feira (10/5).

Na esteira das comemorações do Dia das Mães, o parlamentar homenageou mulheres de destaque em diversas áreas da sociedade que já tiveram o privilégio da maternidade. São elas: Ana Thaís Cortegoso, consultora de imagem; Andrea Gonçalves Mesquita, psicóloga e pastora; Dra. Maria Cristina Ribeiro de Castro, presidenta da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos; Darcy Vera, prefeita de Ribeirão Preto; Dra. Izilda Gomes Silva, advogada; Darci Martins, apresentadora da TV Orkut; Eliete Polite, Radialista; Fabiana Karla, humorista do Programa Zorra Total; Helô Pinheiros, a eterna Garota de Ipanema; Hortência Marcari, estrela do basquete nacional; Ilda Chikuji, diretora-presidenta da Leclec Cosméticos; Milene Domingues, esportista; Meire Oliveira, empresária da área de buffet; Maria Aparecida Irineu, empresária do ramo de confecção; Regina Próspero, presidenta da Associação de Doenças Raras; Silvia Camargo, paisagista e decoradora; Silvia Meira, prefeita de Monte Alto-SP; Viviane Senna, empresária; Vera Simões Scaldaferri, professora e Walkiria Santiago, empresária da área de estética.

Em seu discurso, Milton Ferreira afirmou que todas as homenageadas são mulheres de destaque, "com relevantes serviços prestados para a sociedade". “Elas são referência de sucesso, amor, virtude, competência e sabedoria. São exemplos a serem seguidas”. Ao final, ele agradeceu a presença de todas as mães: “seremos sempre seus filhos amados dentro da grandiosidade do infinito amor”.

Além do vereador, compuseram a mesa as seguintes autoridades: Silvia Aparecida Meira, Prefeita de Monte Alto-SP; Dra. Monica Salles Machado, juíza da 7ª Vara Criminal de São Paulo; vereador Marquinhos Magnum, vice-presidente da Câmara Municipal de Porto Feliz-SP; Antonio José Inorcati, vereador de Monte Alto-SP; Márcia Fernandes Freire, embaixadora participativa do Brasil na Bélgica; Professor Jorge Miguel Marinho, roteirista, ator e escritor; Professor Eliezer Diniz, representando a prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera; Margarida de Finis Barros, criadora do site “Medula Óssea – Doar Vida Salva” .

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Milton Ferreira prestigia as comemorações dos 150 anos de Guaianases

O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) participou no último dia 8 de maio das comemorações dos 150 anos do bairro de Guaianases, zona leste da cidade. O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas.

Na oportunidade, o parlamentar foi o responsável pela entrega das medalhas na corrida “Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo 2011” e pela campanha de Prevenção a Diabetes e Hipertensão Arterial em tendas instaladas para a coleta de sangue e a medição da pressão.
Em homenagem ao Dias das Mães, Milton Ferreira distribuiu rosas vermelhas e abraços às mamães presentes. Também tirou fotos com personalidades, além de diversos e populares.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Denúncias de mau atendimento levam Milton Ferreira ao PS da Freguesia

Denúncias de mau atendimento levaram os vereadores membros da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher a realizarem uma diligência no PS 21 de Junho, localizado na Freguesia do Ó, zona norte, nesta quinta-feira (5/5). As denúncias foram feitas pelo conselho gestor do local.

O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS), membro da Comissão, conferiu de perto as instalações do PS. Segundo ele, faltam profissionais nas áreas de psiquiatria e pediatria e operadores de Raios-X. “É preciso melhorar e ampliar as instalações para atender a grande demanda da região”, afirmou o vereador. Segundo dados do PS 21 de Junho, são atendidas por dia uma média de 800 a 900 pessoas.

Reunida com os parlamentares, a administração do PS - que é mantida pela Santa Casa de Misericórdia – alegou que existe uma um grande número de pacientes no local. “Antigamente, o Hospital Tatuapé ajudava com a demanda, mas hoje é insuficiente. A solução seria construir um grande hospital na região da Freguesia”, explicou Milton Ferreira.
Os vereadores também notaram que diversos equipamentos de Raios-X estavam embalados e lacrados em caixas. Porém, foram avisados que todos estarão em funcionamento no prazo de 20 dias.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Milton Ferreira defende orçamento maior para Conferência de Assistência Social

A Comissão Extraordinária Permanente do Idoso e de Assistência Social realizou nesta terça-feira (3/5) reunião para debater os recursos destinados para a 9ª Conferência de Assistência Social e seu orçamento.

Para a realização do evento deste ano serão necessários quase R$ 2 milhões, e o coordenador da comissão central das conferências regionais e municipais, Carlos Nambo, relatou a dificuldade em conseguir o montante. "Conseguimos a verba, mas esse valor precisou ser alocado de outros setores do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas)", explicou. "O ideal seria que tivesse uma lei para garantir a infraestrutura desses eventos", concluiu.

A coordenadora do Fórum de Assistência Social (FAS), Nazaré Cupertino, afirmou que não é possível passar sempre pelo mesmo problema para a realização da conferência. "É responsabilidade do
 poder público garantir o recurso, está na Constituição. Só ficamos sabendo na última sexta-feira que teríamos o valor necessário."

Integrante da Comissão, o vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) sugeriu aprimorar o orçamento para 2012. “Acredito que devemos elevar o percentual de 3% para 5% para a realização da Conferência de Assistência Social”.

O presidente da Comissão, Claudio Prado (PDT), explicou que as conferências são importantes por se tratar do espaço adequado para debater políticas públicas. "Precisamos garantir que esses recursos venham direto do Orçamento do município. Os debates são necessários para melhorias na cidade. E todos nós queremos isso."
Conferência de Assistência Social

A Conferência de Assistência Social é realizada a cada dois anos em cada uma das 31 subprefeituras de São Paulo. Nos encontros são escolhidos os delegados que irão representar as regiões na Conferência Municipal, que será realizada nos dias 24, 25 e 26 de agosto e que definirá os representantes para Conferência Estadual em outubro.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Milton Ferreira prestigia missa em memória de Mário Covas

O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) participou no último domingo (01/05) de missa celebrada em memória do governador Mário Covas, morto em 2001. O culto religioso foi comandando pelo Padre Ticão na Igreja de São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, zona leste da cidade. Na oportunidade, os fiéis comemoram os 27 anos da Pastoral da Terra e Moradia da zona leste.

Além do parlamentar do PPS, estavam presentes à missa a esposa do governador, Dona Lila Covas; o deputado estadual e neto do governador, Bruno Covas e o deputado federal José Aníbal, entre outras lideranças políticas e locais.

domingo, 1 de maio de 2011

O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) participou no último sábado (30/4) da entrega de 170 apartamentos do Residencial Santo Expedito, em Guaianases, zona leste da Capital, destinados a famílias de baixa renda. O empreendimento foi resultado de parceria entre os governos federal, estadual e a Associação Centro de Promoção Humana e Cidadania, responsável pela elaboração do projeto e execução das obras, em regime de mutirão.

A Associação Centro de Promoção Humana e Cidadania é ligada à Pastoral da Moradia Leste II. Para Antonio Luiz Marchioni, o Padre Ticão, coordenador da Pastoral, a parceria entre os governos federal e estadual foi de grande importância para o atendimento de famílias carentes. “Esse empreendimento mostra que é possível fazer moradia quando se tem governos com sensibilidade social”, destacou.

O residencial foi construído por meio do Programa Crédito Solidário da Caixa Econômica Federal e contou com aporte de recursos da Secretaria Estadual da Habitação de R$ 2,6 milhões, a fundo perdido, para complementar o investimento necessário. O Crédito Solidário concede financiamento habitacional de até R$ 30 mil a cada família atendida pelo programa. Como o custo do apartamento no residencial é de R$ 52,8 mil, o Governo do Estado, por intermédio da CDHU, fez uma complementação no valor de R$ 15 mil por unidade. O restante foi contrapartida da entidade.

Os apartamentos possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em 40,41 m² de área construída. O projeto conta com paisagismo, guarita, portaria, muro, estacionamento pavimentado e playground.

A parceria da Secretaria Estadual da Habitação com a Caixa Econômica Federal tem como objetivo atender entidades organizadas das regiões metropolitanas do Estado, onde os custos de produção, incluindo a compra do terreno, são superior à média do país e, por isso, os valores destinados pelo Crédito Solidário são insuficientes. Para viabilizar a execução das obras, a Secretaria da Habitação faz o aporte de até R$ 15 mil para cada família atendida pelo programa
.