sexta-feira, 18 de maio de 2012

Comissão da Saúde

Estive juntamente com os Vereadores integrantes da Comissão da Saúde no Complexo Prates no bairro do Bom Retiro nesta quarta para realização de vistoria em todas as unidades do Complexo que conta com: Abrigo, Albergue, Horta, Centro de Convivência e AMA e CAPs Álcool e Drogas.
O Objetivo principal foi avaliar os trabalhos prestados pelo CAPs, verificar o atendimento à população e o que deve ser feito para melhorar.
O pleno funcionamento do Complexo é fundamental para conseguir que um grande número de dependentes tenha acesso ao tratamento de forma digna e com total liberdade seguindo diretrizes de uma equipe de profissionais somo psicólogo, psiquiatras, auxiliares de enfermagem entre outros.
Instalado em uma área total de 16 mil m², o Complexo vai oferecer um Espaço de Convivência Dia para Adultos com 3.200 m² e capacidade para atender até 1.200 pessoas por dia. Além de criar vínculos e conquistar a confiança para que os usuários aceitem os serviços oferecidos, o espaço oferecerá atividades lúdicas, esportivas, oficinas, Telecentro, sala de leitura, jardinagem e, principalmente, psicólogos e assistentes sociais; um Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigo) com 20 vagas e um Centro de Acolhida para Homens 24hs, com 120 leitos. Caso a aceitação seja superior às vagas disponíveis, os usuários serão encaminhados para um dos 59 Centros de Acolhida e 132 abrigos da Prefeitura instalados em todas as regiões da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde contará com uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), com 850m² de área útil, ambos com funcionamento 24 horas, com mais de 120 profissionais de saúde e 11 leitos para observação e internação. A proposta da SMS é acolher o usuário a partir dos serviços sociais e de apoio, facilitando sua aceitação e adesão ao tratamento de saúde e da dependência