segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cracolândia - O assunto mais discutido do momento

A Operação da Policia Militar, Governo Estadual e a Prefeitura Municipal de São Paulo, que recebe o nome de “Ação Integrada Centro Legal”. Visa coibir o tráfico de drogas na região central da capital Paulista, mais precisamente, regiões da Rua Santa Efigênia, e Luz.
A operação já abordou 5.451 pessoas, além disso, 150 pessoas foram presas, 43 condenados pela justiça foram capturados desde o dia 3 de janeiro, quando teve inicio a ação.
Além disso foram apreendidos 2.3 kg de Crak, 10.018kg de cocaína, e 17,7 kg de Maconha.

A Ação foi criticada por movimentos sociais alegando excesso de força policial, mas o comando da PM divulgou uma nota onde se diz estarem satisfeitos com a operação.
O Ministério Publico se articula para entrar na região com assistentes sociais, médicos, psicólogos oferecendo ajuda e encaminhando os dependentes químicos a uma unidade de saúde publica, para o tratamento adequado.
Ao longo da minha carreira médica vejo as cracolândias como questão de saúde publica, entre os dependentes tem pessoas de todas as faixas de idade, desde crianças, mulheres grávidas e até idosos.

Esses devem ser encaminhados ao tratamento, mas com uma equipe preparada para recebê-los, a internação somente não resolve, tem que haver um acompanhamento psicológico adequado. 

A polícia deve agir e prender os indivíduos que comercializam as drogas, minguando as forças do trafico nesses locais.