quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Subcomissão vai acompanhar situação de financiamento do SUS

A subcomissão instalada na Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher para acompanhar a aplicação dos recursos financeiros destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) definiu nesta quarta-feira o cronograma de trabalho a ser desenvolvido até o final do ano.

A próxima atividade da subcomissão, no dia 27, é convidar economistas e especialistas da área médica para que relatem a atual situação de financiamento do SUS. "A nossa primeira medida é conhecer profundamente a realidade do sistema", explicou o presidente do colegiado, vereador Natalini (PV). Ele destacou que a população está convidada para participar da discussão.

Outra preocupação da subcomissão é com a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que tem como objetivo reforçar o orçamento do SUS. Atualmente, o projeto está em tramitação no Senado. "É necessário que entre pelo menos R$ 30 bilhões em dinheiro novo para que o SUS não se desmanche pelo Brasil afora. Isso é um crime contra a saúde pública", disse Natalini.

Depois de reunidas as informações sobre o assunto, segundo o vereador, a Câmara Municipal deverá "tomar uma posição política com a meta de aumentar os recursos destinados à saúde pública para que os profissionais ganhem mais, para que melhore a infraestrutura dos hospitais e para que seja oferecido um atendimento de qualidade às pessoas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário