quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Extremo Leste de São Paulo no caminho do desenvolvimento.

Extremo Leste de São Paulo no caminho do desenvolvimento.

Estive nesta terça–feira (07-02-2012) na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Siurb), com o Engenheiro e Assistente técnico da superintendência de obras viárias Dr. Gilberto Ulanin e a Engenheira Zaira discutindo o Projeto de Melhoria e Prolongamento da Radial Leste.

Foi concluída a licitação para o prolongamento da Radial Leste... de Itaquera até Guaianases. A obra será executada ao custo de R$ 131 milhões pelo Consórcio Pontal Leste. A partir de fevereiro o grupo terá dois anos para entregar o novo trecho.

O prolongamento da Radial Leste é considerado fundamental para atrair empresas e melhores serviços para o extremo da zona leste, uma das regiões mais carentes da capital. Já que a obra visa extinguir o Gargalo existente, o que faz saturar a via, desafogando o transito, dando opção para os motoristas transitar no extremo leste sem ter que aumentar o percurso fugindo do transito.

A demanda pelo novo trecho é antiga. Famílias de Guaianases reclamam que a dificuldade de acesso à região afasta empresas e o comércio, como resultado, há pouca oferta de empregos no bairro, onde moradores perdem todos os dias horas no transporte, para chegar ao emprego, geralmente na área mais central da cidade. Com cerca de 600 mil moradores, o distrito de Guaianases está a 30 quilômetros do centro de São Paulo. "Quando você prolonga uma via, melhora o desenvolvimento regional em uma área que apresentava problemas viários", No entanto ainda é preciso investir no transporte público na região.

O projeto prevê cerca de 3,5 quilômetros de novas pistas para a região. Também estão previstos dois viadutos já perto de Guaianases, com 350 metros de extensão cada um. Eles farão a ligação entre a Avenida José Pinheiros Borges (Radial Leste) com a Rua Salvador Gianetti, "servindo de ligação entre os bairros de Itaquera e Guaianases e o município de Poá".Além dos viadutos, também estão previstos alças de acesso, uma terceira faixa em um trecho já entregue da Radial Leste, dois pontilhões e uma ligação entre o bairro da Penha e a Estação do Metrô Artur Alvim. Será necessário fazer a canalização do Córrego Verde.
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário