segunda-feira, 28 de maio de 2012

Trote Solidário


A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta quinta (24) a cerimônia de entrega do Prêmio de Cidadania Universitária Edison Tsung-Chi Hsueh – Trote Solidário, O Vereador Dr. Milton Ferreira representou a Comissão Julgadora, que premia as entidades estudantis que unem a recepção de calouros com atividades de cidadania. O vencedor da edição deste ano foi o Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Além das tradicionais caras pintadas, os ingressantes na UNASP foram recebidos com uma grande variedade de atividades: auxílio a comunidades carentes, doação de alimentos, doação de sangue e prestação de serviços de saúde para a população.  Tudo isso em conjunto com o resto da comunidade acadêmica.

“É um dos requisitos do trote, que essa ação seja feita em conjunto, com calouros, veteranos e professores”, afirma Hildenir Bahia, assessora do Programa de Apoio Acadêmico ao Discente do centro universitário.
Duas instituições dividiram o segundo lugar: o Centro Acadêmico Manoel de Abreu, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e a Faculdade Sumaré. A terceira colocação foi para a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) e a Faculdade de Enfermagem Albert Einstein.

Criado por meio da Resolução 06/2003, o Prêmio Trote Solidário homenageia Edison Tsung-Chi Hsueh, calouro do curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) que morreu durante um trote violento em fevereiro de 1999.
A premiação tem por objetivo estimular a prática do trote solidário, com respeito à dignidade humana, e incentivar a adoção de valores como solidariedade, coletividade e amizade. Para o vereador Milton Ferreira, um dos idealizadores do evento, essa é uma maneira de combater a cultura de opressão e humilhação que muitas vezes norteia a recepção dos estudantes que ingressam nas universidades do país.

“Hoje o trote ainda é violento, as pessoas não têm aquela cultura de ter o trote humanizado”, avalia o parlamentar. “Na minha época, há 20, 25 anos, era terrível. É muito importante ter essas organizações, faculdades, entidades que estão humanizando o trote para que essa recepção de calouros seja uma coisa mais familiar. Isso é muito bom para a sociedade e para os estudantes.”

Participaram do Julgamento as seguintes Instituições:

Instituto de Educação de São Paulo
Faculdade de ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade Sumaré
ESPM Social
Uni castelo
Faculdade Paulista de Artes
Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica
Universidade Paulista
Centro Universitário São Camilo
Faculdades Integradas Rio Branco
Faculdade de Informática e ADM Paulista – FIAP
Universidade Mackenzie
Centro Universitário Adventista de São Paulo
Universidade Federal de São Paulo
Faculdade de Enfermagem Albert Einstein
Faculdade União


Fonte: Site Câmara Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário