quarta-feira, 13 de junho de 2012

Rio + 20

Começou a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o Rio+20, será uma conferência cujo objetivo é debater sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Ela será realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro. Como 2012 será também um ano de eleições em alguns países importantes como EUA, Alemanha e Fran...ça, isso prejudica decisões, pois talvez aluguns chefes de estado não queiram assumir alguns compromissos, que podem comprometer os resultados nas urnas.
No Brasil os holofote ficaram voltados em torno da decisão da Presidenta Dilma Rousseff sobre o Código Florestal.

A Campanha pelo veto integral ganhou corpo em sites e ONGs, ambientalistas encabeçaram manifestações por toda a rede pressionando a Presidenta, o que acabou gerando o o veto parcial do texto do novo código Florestal.

O que os países desenvolvidos Europeus mais querem neste momento é evitar a conferência, já os emergentes a abraçaram, inclusive o primeiro ministro Chinês, Wen Jiabao, e o Presidente Russo Vçladimir Putin, os ditos países em desenvolvimentos apresentam-se simpaticos à Conferência.

Fica claro para esta conferência é que países desenvolvidos não querem comprometer sua produção com medidas ambientalista, como a Política de cotas de Carbono, acordada pelo Protocolo de Kioto e foi deixado de lado por países com larga produção industrial, pois tal medida é prejudicial a economia.

Resta aos chefes de governo presentes colocarem como principal objetivo o debate pelo Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário